segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A "Guerra dos Ossos"

Nos anos de 1800 as descobertas não paravam! Achados na Inglaterra, França e Alemanha mostravam o quão dominantes os dinossauros eram, sendo os principais encontrados:

Thecodontosaurus -> Prossaurópode
Cetiosaurus -> Saurópode
Hypsilophodon -> Ornitópode

Milhares de descobertas norte americanas mostravam que estes animais dominavam quase que todo o mundo com tamanhos e características emocionantes!
Edward D. Cope e Othniel C. Marsh eram cientistas rivais, que dedicaram-se em nomear a maior quantidade de dinossauros possíveis que foram descobertos no oste norte-americano, no final dos anos de 1800. Essa competição levou a descoberta de inúmeras espécies de dinossauros como: Diplodocus, Allosaurus, Camarasaurus etc. Apesar de serem rivais, e que "lutavam" pela maior quantidade de espécies novas, ajudaram a paleontologia em descobertas incríveis, trazendo maiores informações à ciência.

2 comentários:

  1. A guerra dos ossos foi bem lúdica pro Cope e Marsh e até mais saudável se a gente considera uma guerra convencional com armas e destruição de vidas e cidades,mas ela também acabou com muitos fósseis durante essa 'brincadeira' de gato e rato,como foi na corrida da egiptologia onde se dinamitava tumbas para saquear o conteúdo delas,não deixando nem a múmia em paz(sic!).Mas para todos os efeitos eles contribuíram para a paleontologia como campo de estudo e também ajudaram a encher os museus com fósseis de dezenas de dinos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A guerra dos ossos foi bem lúdica pro Cope e Marsh e até mais saudável se a gente considera uma guerra convencional com armas e destruição de vidas e cidades,mas ela também acabou com muitos fósseis durante essa 'brincadeira' de gato e rato,como foi na corrida da egiptologia onde se dinamitava tumbas para saquear o conteúdo delas,não deixando nem a múmia em paz(sic!).Mas para todos os efeitos eles contribuíram para a paleontologia como campo de estudo e também ajudaram a encher os museus com fósseis de dezenas de dinos.
    Abraço.

    ResponderExcluir